Dia das Mães

 

551311_10201026998020475_973385449_n

 Breve Histórico do Dia das Mães

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele,  mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

dia-das-maes-2013

Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

Em 1947, Dom Jaime de Barros CâmaraCardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica

No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal

Em vários países orientais e ocidentais há uma data especial dedicada à Mulher Mãe.

 

Na Visão Espírita

mae1

Na visão espírita todo dia é dia das mães. A data especial é uma convenção social para relembrar a importância de uma das mais belas tarefas que o Espírito Imortal assume em sua jornada evolutiva.  O papel de pai ou mãe, no script da vida, é roteiro abençoado.

A maternidade e a paternidade consolidam a esperança dos reencarnantes em serem aceitos como são, para serem conduzidos com amor, energia e perdão na reconquista de seu próprio destino. Participar em um projeto reencarnatório como pai ou mãe é meritório. Mas participar como mãe é chance sublime de aperfeiçoamento para o Espírito em sua escalada ascensional para o Bem.

Mãe é quem nos recepciona e orienta neste plano de que não temos lembrança quando aqui chegamos. É quem nos passa as primeiras informações de como a coisas funcionam por aqui. E se for uma Mãe como se espera que seja, vai nos lembrar valores que estão adormecidos dentro de nós, e que precisam ser reativados para que possamos utilizá-los.  Em sua dedicação e desapego vai perceber e corrigir desvios de caráter de que ainda não nos livramos, e que trazemos junto com o resto de nossa bagagem milenar . “

Diz a poetisa Maria Dolores através da psicografia de Chico Xavier que “o amor  de mãe é o amor que mais se aproxima do amor de Deus“.

cartões-para-o-dia-das-mães (1)

Para saber mais:

  1.  Dia das Mães – Datas Comemorativas – UOL Educaçãoeducacao.uol.com.br (2012). 
  2. “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Cap XIV, 3.
    Autor: Allan Kardec
  3. Antologia das Mães – Chico Xavier /Espíritos Diversos

 

Da Redação do Luzes do Consolador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s