Educação nos Padrões de Jesus

JC CRIANÇASEDUCAÇÃO: “INTEGRAÇÃO HUMANA NOS PADRÕES DE JESUS”

Francisco Batista de Menezes Junior*

“É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade“. Allan Kardec –

Obras Póstumas – pg. 349 – 1973 – FEB.

 

O exercício da educação moral é o que pode fazer a diferença na conturbada sociedade de hoje. Herculano Pires, respeitado escritor e expositor espírita, dedicou-se muito ao tema, por considerá-lo de suma importância para a evolução do homem.  Pode-se dizer que esta educação assume o caráter de Arte quando o educador se debruça sobre o educando para tentar orientá-lo no desenvolvimento de seus poderes internos vitais e espirituais; é Religião porque busca a salvação do ser humano no torvelinho de todas as ameaças, tentações e perigos do mundo; é Filosofia, pois, segundo o pensamento de René Hubert, pedagogo francês contemporâneo, a Educação é um ato de amor, pelo qual uma consciência formada procura elevar ao seu nível uma consciência em formação. Esse é o caminho para a descoberta do enigma do ser.

No livro Pedagogia Espírita (1982, p. 9-10) Herculano Pires afirma que:

  A Educação Espírita visa ao desenvolvimento pleno do individuo, considerando-o interexistente. Nossa interexistência exige a Pedagogia Espírita, que, ressuscitando os ensinamentos de irmãos mais maduros espiritualmente, e os exemplos de Jesus, possibilita compreender o educando como “centelha divina, inteligência do universo.

O Espiritismo é um processo educacional por excelência. O Espírito, quando desencarnado, solicita oportunidade para vir a este planeta de provas e expiações para missão ou resgate. A partir daí faz a sua evolução como encarnado.  Vultos expressivos do Espiritismo como Anália Franco, Lins de Vasconcelos, Cairbar Schutel e outros já se dedicaram ao trabalho da educação. Tal fato demonstra a necessidade de que se discuta o assunto dentro do Movimento Espírita.

Pessoalmente não sou da área de educação. Fui, porém, despertado para o significado deste tema num Seminário Pedagógico do Colégio Allan Kardec – realizado na Casa de Eurípedes, em Goiânia, no mês de novembro de 2013 com a presença da Sra. Alzira Bessa França Amui. Ela é Coordenadora do Projeto Pedagógico da Evangelização dos Espíritos no Colégio Allan Kardec em Sacramento-MG. As discussões giraram em torno da proposta pedagógica de Eurípedes Barsanulfo, fundador daquela instituição, que é a Educação de Espíritos.

Várias foram as abordagens, constatando-se que o Espiritismo, ao analisar o indivíduo dentro do seu tríplice aspecto – ESPÍRITO, PERISPÍRITO E CORPO FÍSICO – fornecerá subsídios valiosos para entendermos a perfeita educação. Não a formal, passageira, técnica, mas aquela que atinge o fundo do ser, o psiquismo. Esta a razão pela qual os Espíritos nos recomendam o constante estudo da Doutrina, a reflexão sobre seus conteúdos morais, enriquecendo nosso ser com valores imperecíveis a partir desta vida. Eis a verdadeira felicidade do Espírito: retornar mais rico de qualidades morais do que quando aqui aportou.

André Luiz in Conduta Espírita (32ª ed./2013, p.107/108) lembra que o Espiritismo, “em todas as circunstâncias, expressa, antes de tudo, obra de educação, integrando a alma humana nos padrões do Divino Mestre”. E sintetiza, magistralmente: “A educação da alma é a alma da educação”.

 

*Sócio efetivo da Federação Espírita do Estado de Goiás e do Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo – Casa de Eurípedes – E-mail: franciscomjr@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s